Glossário

Sustentabilidade 

Desenvolvimento da capacidade relacional do ser humano em conviver com o planeta, usando os recursos básicos à sua sobrevivência, sem comprometer o bem-estar das gerações presentes e das gerações futuras.

Cultura de Sustentabilidade

Modos de agir em sociedade a partir do compartilhamento de hábitos, crenças e conhecimentos que buscam continuamente minimizar impactos negativos do ser humano sobre o planeta, incentivando a relação horizontal e recíproca na natureza e a promoção de soluções que respeitem os limites ecológicos do nosso planeta.

Educação Regenerativa

Processo que promove um aprendizado orientado para as transformações sociais, culturais e tecnológicas, considerando a integração entre a sabedoria dos povos tradicionais, a ciência, a filosofia e as artes, em uma abordagem transdisciplinar, visando à construção de uma sociedade resiliente, que desenvolva o bem-estar e a justiça social dentro dos limites planetários a partir de princípios restauradores e da prática da revivificação contínua de nossa existência.

Educação Ambiental

Processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Ambientalização Curricular

Compreende a inserção de conhecimentos, critérios e valores sociais, éticos, estéticos e ambientais nos estudos e currículos universitários, no sentido de educar para a sustentabilidade.

Logística Sustentável

Aplicação de práticas e estratégias que visam a minimizar o impacto ambiental das operações logísticas, promovendo a eficiência, redução de desperdícios e a responsabilidade socioambiental ao longo do ciclo de vida de toda a cadeia de suprimentos, equipamentos e edificações da UFRJ.

Descarbonização

Processo de redução ou eliminação das emissões de gases de efeito estufa provenientes de atividades humanas.

Compensação ambiental

Mecanismo indenizatório que busca contrabalançar os impactos ambientais associados às atividades sujeitas a licenciamento ambiental, considerando que a arrecadação e a destinação de recursos estão relacionadas à execução do licenciamento ambiental.

Bioeconomia

Área da economia diretamente relacionada à conversão da biomassa em bioprodutos utilizáveis (como, por exemplo, alimentos, biocombustíveis, bioquímicos, forragem), como matéria-prima ou produto final, por meio de processos inovadores e biotecnológicos.

Economia circular

Modelo econômico regenerativo que busca minimizar o desperdício e otimizar o uso de recursos, promovendo a ideia de que os materiais e recursos devem ser mantidos em ciclo, reintegrando-se ao sistema econômico para prolongar sua utilidade.

Transição verde

Transformação dos modos de organização produtiva na sociedade orientada para a descarbonização e bioeconomia/economia circular que consideram os efeitos das mudanças climáticas na tomada de decisão em sociedade e, especialmente, espera-se a transição verde no consumo de água e energia, sistemas alimentares, sistemas de mobilidade, sistemas de iluminação, na concepção e adequação dos edifícios e espaços livres, nos sistemas de climatização e nas propostas educativas.

Direitos da natureza

Consideram o pleno respeito à vida em todas as suas expressões da existência da natureza e da manutenção e regeneração dos seus ciclos de vida, estrutura, funções e processos evolutivos em diálogo com o respeito aos direitos humanos.

Desastres naturais e emergências ambientais

Fenômenos, processos e substâncias de natureza hidrometeorológica, climática, geológica, biológica, química, ambiental e tecnológica que podem causar perda de vidas, lesões ou outros impactos à saúde, danos materiais, perda de meios de subsistência e serviços, perturbação social e econômica ou danos ambientais.

Racismo Ambiental

Injustiças e desigualdades socioambientais que vulnerabilizam diferentes etnias e populações e violam os direitos humanos.