Prezadas e prezados membros da comunidade universitária,
A Coordenação de Sustentabilidade e Educação Regenerativa (SER/UFRJ), por meio da Câmara Técnica de Prevenção e Enfrentamento de Desastres Naturais e Emergências Ambientais e Sanitárias, tem a satisfação de informar que foi elaborado o Protocolo de Enfrentamento para Períodos de Calor Extremo.
Esta iniciativa contou com a colaboração de especialistas de diversas áreas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reunidos com o objetivo de construir orientações e estratégias de proteção e resposta diante de eventos de calor intenso, cujos impactos sobre a saúde e o bem-estar da população têm se tornado cada vez mais evidentes.
O protocolo apresenta diretrizes importantes voltadas à preparação, prevenção e mitigação dos efeitos do calor extremo no ambiente universitário, e é parte do esforço contínuo da UFRJ para promover um ambiente mais seguro, saudável e resiliente para todas e todos.
Convidamos toda a comunidade a acessar o documento, verificar suas recomendações e incorporar as medidas propostas no cotidiano institucional.
Contamos com a colaboração de todas e todos para a ampla divulgação e implementação deste protocolo.
Atenciosamente,
Coordenação SER/UFRJ
Universidade Federal do Rio de Janeiro