Os princípios da Política SER/UFRJ compreendem:
Legalidade
Respeito aos marcos legais e regulatórios pertinentes, atuando em conformidade com as normas relativas às ações ambientais, sociais e de governança/gestão que promovam a sustentabilidade e a educação regenerativa.
Integridade pública
Alinhamento e adesão a valores, princípios e normas éticas comuns para sustentar e priorizar o interesse público sobre os interesses privados no setor público.
Direitos humanos
Responsabilidade de respeitar os direitos humanos (incluindo os direitos de terceira geração) nas atividades desenvolvidas na UFRJ em diálogo com o respeito aos direitos da natureza.
Transparência
Disponibilização de informações de maneira acessível à sociedade, seja de forma ativa ou passiva, promovendo a participação do cidadão.
Confiança
Conjunto de procedimentos adotados pelas organizações públicas que evidenciam sua responsabilidade por decisões tomadas e ações implementadas, incluindo a salvaguarda de recursos públicos, a imparcialidade e o desempenho das organizações; VI – Governança pública: conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Controle
Processos de escuta e análise de respostas (feedback), estruturados para mitigar os possíveis riscos, com vistas ao alcance dos objetivos institucionais e à garantia da execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das atividades da organização, com preservação da legalidade e da economicidade no dispêndio de recursos públicos.
Participação social
Valorização da participação da comunidade universitária e da sociedade nas ações de implementação e monitoramento da Política SER/UFRJ.
Valorização do conhecimento científico e tecnológico
Fomento ao uso, geração e aplicação de conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos na UFRJ em diálogo com outros saberes para implantação das ações de sustentabilidade na UFRJ.
Ética Pública
Pré-requisito e suporte para a confiança pública; instrumento imprescindível para uma administração pública efetiva, transparente e democrática.
Sobriedade
Moderação na produção, aquisição e consumo de bens e serviços, bem como na adequação dos edifícios e espaços livres aos parâmetros da sustentabilidade, a partir de mudanças de hábitos e do abandono de práticas ou usos excessivos ou supérfluos.
Equidade e inclusão
Promoção da diversidade e equidade nas diferentes ações de sustentabilidade na UFRJ, valorização a implementação de práticas inclusivas e condutas antirracistas nas ações de sustentabilidade.
Ancestro futurismo
Reconexão da Universidade com a sabedoria daqueles que nos precederam, dos que habitam o tempo atual, valorizando as raízes culturais e cosmogônicas no direcionamento de ações futuras.
Justiça ambiental e climática
Reconhecimento de que os impactos ambientais e das mudanças climáticas atingem de forma e intensidade diferentes grupos sociais distintos, especialmente os grupos em situações de vulnerabilidade.